Jogo De Tabuleiro Para O Ensino De Ciência Forense
Palavras-chave:
Pedagogia, Biologia Forense, Jogo didáticoResumo
O educador de ciências passa por diversos desafios, onde são propostas novas descobertas cientificas e tecnológicas do nosso dia a dia, tendo por objetivo tornar as informações mais acessíveis para os alunos. Além disso, o educador necessita de conhecimentos metodológicos atualizados, que diferenciam do método tradicional. Tendo em vista a importância do material didático e a dificuldade de aprender conceitos fundamentais relacionados a ciência forenses e a perícia criminal, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro (Board game) denominado “PERÍCIA EM AÇÃO, que pode ser jogado em duplas ou grupos maiores, até oito participantes, com o objetivo de potencializar os conhecimentos e auxiliar a compreensão de diversos assuntos relacionados a área. O jogo elaborado contempla os assuntos relacionados aos diferentes temas, incluindo ética, balística, biologia forense, entre outros. Conforme os testes realizados, o jogo elaborado apresentara uma boa ferramenta de estudo para as vertentes da Ciência Forense. Como próxima etapa se dá como necessário a aplicação dos mesmos em diferentes níveis educacionais para mensurar a recepção dos alunos e professores com os conteúdos abordados. Os resultados possibilitam uma significativa interação professor-aluno, e trabalham o conhecimento científico a partir do que o aluno já conhece, das concepções que ele já obteve através de suas vivências. Também é importante destacar que os jogos didáticos devem ser utilizados no reforço de conteúdos já estudados anteriormente e não como única fonte de transmissão de conhecimento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR