Jogo De Tabuleiro Para O Ensino De Ciência Forense
Keywords:
Pedagogia, Biologia Forense, Jogo didáticoAbstract
O educador de ciências passa por diversos desafios, onde são propostas novas descobertas cientificas e tecnológicas do nosso dia a dia, tendo por objetivo tornar as informações mais acessíveis para os alunos. Além disso, o educador necessita de conhecimentos metodológicos atualizados, que diferenciam do método tradicional. Tendo em vista a importância do material didático e a dificuldade de aprender conceitos fundamentais relacionados a ciência forenses e a perícia criminal, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro (Board game) denominado “PERÍCIA EM AÇÃO, que pode ser jogado em duplas ou grupos maiores, até oito participantes, com o objetivo de potencializar os conhecimentos e auxiliar a compreensão de diversos assuntos relacionados a área. O jogo elaborado contempla os assuntos relacionados aos diferentes temas, incluindo ética, balística, biologia forense, entre outros. Conforme os testes realizados, o jogo elaborado apresentara uma boa ferramenta de estudo para as vertentes da Ciência Forense. Como próxima etapa se dá como necessário a aplicação dos mesmos em diferentes níveis educacionais para mensurar a recepção dos alunos e professores com os conteúdos abordados. Os resultados possibilitam uma significativa interação professor-aluno, e trabalham o conhecimento científico a partir do que o aluno já conhece, das concepções que ele já obteve através de suas vivências. Também é importante destacar que os jogos didáticos devem ser utilizados no reforço de conteúdos já estudados anteriormente e não como única fonte de transmissão de conhecimento.
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